Espaço Rock e Metal Brasil

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

White Metal Brasil Parte IV - Fruto Sagrado

Formada em Niterói RJ, em 1988, a banda Fruto Sagrado ( nome tirado da passagem bíblica: "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, que o vosso fruto permaneça", contida no evangelho de João), teve seu auge de popularidade, principalmente no meio Gospel, durante a década de noventa, junto de nomes como Oficina G3, Novo Som e Resgate.

Costuma-se dividir a carreira dos caras em duas fases, a primeira, durou entre 1988 e 1999, e contava com Marco Antônio, vocal e baixo; Bênlio Bussinguer, guitarra e teclado e Flávio Amorim, bateria. Dessa fase saíram os discos "Fruto Sagrado", de 1991; "Na Contramão do Sistema", de 1993; "O Que a Gente Faz Fala Muito Mais do Que Só Falar", de 1995 e o ao vivo e acústico "Dez Anos Quinze Meses e Muitos Dias", de 1999.

Depois do lançamento do álbum ao vivo, o grupo passou por mudanças na formação, gerando o que costuma-se chamar de a segunda fase da banda. Agora a banda contava com Bene Maldonado, guitarra e Sylas Jr, bateria no lugar de Flávio Amorim. Nesse período a banda lançou o álbum "O Segredo", em 2001 e  "O Que Na Verdade Somos", em 2003. Em 2005 Bênlio Bussinguer deixa o grupo por divergências com Marco Antônio, que na época adotou o nome artístico Marcão. O trio restante lança no mesmo ano o disco "Distorção". Em 2007, Marcão deixa o grupo para dedicar-se ao seu ministério pastoral. Muitos boatos sobre o término da banda surgem, principalmente pelos comentários de Bene Maldonado e Sylas Jr, que davam conta de que eles estariam trabalhando em um projeto paralelo. Eis que, em 2009, surge mais uma reviravolta no grupo. Maldonado e Sylas revelam o interesse em continuar o Fruto Sagrado, fato esse que tinha o apoio de Marcão. Esse projeto resultaria em um álbum homenageando os vinte anos de carreira do grupo, porém, questões judiciais impediram-os de usar o nome Fruto Sagrado, surgindo então a Banda Fruto, grupo esse que herdaria as antigas composições do Fruto Sagrado.

A coletânea, "Banda Fruto Canta: Fruto Sagrado 20 Anos- As Melhores Baladas Do Fruto Sagrado", sai em 2010, contando com Vanjor nos vocais. O álbum não foi unanimidade entre os fãs, por tratar-se de uma coletânea, e, principalmente, pelos vocais, considerados tímidos e inexpressivos em comparação aos registrados por Marcão.

O fruto Sagrado tem uma sonoridade difícil de se rotular, principalmente pelo fato de o grupo ter flertado com várias vertentes do Rock, como o Hard Rock, o Heavy Metal e o Rock Alternativo.

Com vocês no BR666: Fruto Sagrado!

Informações:www.frutosagrado.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário