Espaço Rock e Metal Brasil

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Engenheiros do Hawai - O exército de um homem só? Parte II




O Papa é Pop

Em 1990 os Engenheiros lançavam aquele que para muitos é o seu melhor álbum: O Papa é Pop.
Amparado pelo sucesso da faixa título e da regravação da música "Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones"("C'era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones" de Gianni Morandi), imortalizada pela banda Os Incríveis em 1969, o grupo apontava uma clara abordagem mais progressiva, com destaque para as guitarras de Licks, além de uma base forte de teclados, sintetizadores e bateria eletrônica.
Gessinger passa a assumir os teclados, dando origem a canções com base no piano e voz. O Exército De Um Homem Só, Pra Ser Sincero, e Anoiteceu Em Porto Alegre também destacam-se neste que é o registro definitivo da banda.
Em meio ao sucesso de O Papa É Pop, outra canção da banda obtém grande sucesso radiofônico, Refrão de Bolero, que consta no segundo disco da banda, A Revolta Dos Dândis. Com tamanha repercussão, o trio participa da segunda edição do Rock In Rio, sendo ovacionada pela platéia. É interessante notar que, embora seja sucesso de público, a banda sofre duras críticas da imprensa.
Várias Variáveis, sexto registro do grupo, foi lançado em 1991, aponta para uma sonoridade mais Rock 'n' Roll por parte da banda. Entretanto, o disco não obtém o mesmo sucesso de seu antecessor. Outra regravação é o maior destaque do disco: O Herdeiro Da Pampa Pobre, do músico Gaúcho da Fronteira. Este é um dos discos que contém as melhores letras do grupo, porém, o som não é o forte do álbum, sendo o mesmo questionado hoje até pelo próprio Gessinger. Pode-se dizer que foi um disco seminal, pois canções como "Piano Bar", "Muros & Grades" e "Ando Só", em regravações em outros discos, estabeleceram-se como algumas das melhores da banda.
Com o nome cada vez mais estabelecido e a agenda lotada de shows, o grupo lança no ano seguinte Gessinger, Lick & Maltz, ou GLM, inspirado no famoso logotipo ELP de Emerson, Lake & Palmer. A sonoridade novamente é calcada na mistura entre a MPB e o Rock Progressivo, destacando sons como A Conquista do Espaço e Parabólica, uma homenagem a filha de Gessinger, Clara, nascida em fevereiro do mesmo ano.
O oitavo disco dos Engenheiros é o semi-acústico Filmes de Guerra, Canções de Amor, de 1993, gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A banda considerava este disco como acústico, pois condicionava tal formato à ausência de bateria e às guitarras semi-acústicas. Na época não existia a febre de acústicos gravados pelos grandes nomes nacionais, o que denota o caráter visionário da banda. O disco foi gravado ao vivo por uma decisão da banda de gravar um álbum ao vivo a cada três álbuns, uma ideia da banda Rush, que faz o mesmo. Com guitarras acústicas, percussão, piano, acordeão e participação da Orquestra Sinfônica Brasileira em três faixas, regida por Wagner Tiso, as velhas canções – como "Muros & Grades", "O Exército de um Homem Só" e "Crônica" – e novas composições – como "Mapas do Acaso" e "Quanto Vale a Vida?", ganharam arranjos que apontavam para o Blues, a música tradicionalista e a erudita, ressaltando a excelente qualidade das letras dos Engenheiros do Hawaii. A banda chegou a participar, ainda no mesmo ano, do festival Hollywood Rock Brasil. Entretanto não foram bem recepcionados e receberam muitas vaias. Eles se apresentaram no mesmo dia de l7 e Nirvana.
O ano de 1993 marca também a primeira excursão dos Engenheiros pelo Japão e Estados Unidos. Porém, no final deste mesmo ano, discussões e rixas internas acabaram por resultar na saída do guitarrista Augusto Licks. Inicia-se uma longa disputa jurídica pela marca "Engenheiros do Hawaii", tendo Gessinger e Maltz finalmente ficado com o nome da banda.
Continua......