Espaço Rock e Metal Brasil
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Impetus Malignum - Condemned Soul
A blasfêmia corre solta no Espaço Rock e Metal Brasil. Gravado com poucos recursos e muita dedicação à causa, o Impetus Malignum apresenta todas as características necessárias para um grande Black Metal. Audição obrigatória pra quem gosta de Black Metal, não de um circo, como fazem boa parte das bandas do estilo!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Engenheiros do Hawai - O exército de um homem só? Parte II
O Papa é Pop
Em 1990 os Engenheiros lançavam aquele que para muitos é o seu melhor álbum: O Papa é Pop.
Amparado pelo sucesso da faixa título e da regravação da música "Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones"("C'era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones" de Gianni Morandi), imortalizada pela banda Os Incríveis em 1969, o grupo apontava uma clara abordagem mais progressiva, com destaque para as guitarras de Licks, além de uma base forte de teclados, sintetizadores e bateria eletrônica.
Gessinger passa a assumir os teclados, dando origem a canções com base no piano e voz. O Exército De Um Homem Só, Pra Ser Sincero, e Anoiteceu Em Porto Alegre também destacam-se neste que é o registro definitivo da banda.
Em meio ao sucesso de O Papa É Pop, outra canção da banda obtém grande sucesso radiofônico, Refrão de Bolero, que consta no segundo disco da banda, A Revolta Dos Dândis. Com tamanha repercussão, o trio participa da segunda edição do Rock In Rio, sendo ovacionada pela platéia. É interessante notar que, embora seja sucesso de público, a banda sofre duras críticas da imprensa.
Várias Variáveis, sexto registro do grupo, foi lançado em 1991, aponta para uma sonoridade mais Rock 'n' Roll por parte da banda. Entretanto, o disco não obtém o mesmo sucesso de seu antecessor. Outra regravação é o maior destaque do disco: O Herdeiro Da Pampa Pobre, do músico Gaúcho da Fronteira. Este é um dos discos que contém as melhores letras do grupo, porém, o som não é o forte do álbum, sendo o mesmo questionado hoje até pelo próprio Gessinger. Pode-se dizer que foi um disco seminal, pois canções como "Piano Bar", "Muros & Grades" e "Ando Só", em regravações em outros discos, estabeleceram-se como algumas das melhores da banda.
Com o nome cada vez mais estabelecido e a agenda lotada de shows, o grupo lança no ano seguinte Gessinger, Lick & Maltz, ou GLM, inspirado no famoso logotipo ELP de Emerson, Lake & Palmer. A sonoridade novamente é calcada na mistura entre a MPB e o Rock Progressivo, destacando sons como A Conquista do Espaço e Parabólica, uma homenagem a filha de Gessinger, Clara, nascida em fevereiro do mesmo ano.
O oitavo disco dos Engenheiros é o semi-acústico Filmes de Guerra, Canções de Amor, de 1993, gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A banda considerava este disco como acústico, pois condicionava tal formato à ausência de bateria e às guitarras semi-acústicas. Na época não existia a febre de acústicos gravados pelos grandes nomes nacionais, o que denota o caráter visionário da banda. O disco foi gravado ao vivo por uma decisão da banda de gravar um álbum ao vivo a cada três álbuns, uma ideia da banda Rush, que faz o mesmo. Com guitarras acústicas, percussão, piano, acordeão e participação da Orquestra Sinfônica Brasileira em três faixas, regida por Wagner Tiso, as velhas canções – como "Muros & Grades", "O Exército de um Homem Só" e "Crônica" – e novas composições – como "Mapas do Acaso" e "Quanto Vale a Vida?", ganharam arranjos que apontavam para o Blues, a música tradicionalista e a erudita, ressaltando a excelente qualidade das letras dos Engenheiros do Hawaii. A banda chegou a participar, ainda no mesmo ano, do festival Hollywood Rock Brasil. Entretanto não foram bem recepcionados e receberam muitas vaias. Eles se apresentaram no mesmo dia de l7 e Nirvana.
O ano de 1993 marca também a primeira excursão dos Engenheiros pelo Japão e Estados Unidos. Porém, no final deste mesmo ano, discussões e rixas internas acabaram por resultar na saída do guitarrista Augusto Licks. Inicia-se uma longa disputa jurídica pela marca "Engenheiros do Hawaii", tendo Gessinger e Maltz finalmente ficado com o nome da banda.
Continua......
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